sábado, 24 de setembro de 2011

NOVO VISUAL NO PRÉSBITÉRIO!!

Em preparativo para a festa da Padroeira, a Igreja Matriz ganha no presbitério duas pinturas de anjos: Gabriel e Rafael. Ícones do pintor sacro Cláudio Pastro, reproduzidos em nossa Paróquia pelo pintor rondonense Silvander, do Movimento Rosário dos Homens. Os anjos fazem parte do arfresco de ícones no Satuário de Aparecida/SP. Assim como os dois anjos, um novo pedestal para o Sacrário embelezam o presbitério. Confira.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

16º LEILÃO DE BEZERROS DA PADROEIRA!!

Aconteceu no domingo (18/09) a 16º edição do Leilão de Bezerros da Padroeira. Foram 84 bezerros doados por paroquianos em prol da reforma da Igreja Matriz. O leilão aconteceu no Tattersal do Parque de Exposições em Rondon do Pará e contou o com boa participação. Confira!

Pe.Gilsomar abençoando os bezerros para o leilão.
Pastoral do Dízimo em mais um leilão de bezerros da Padroeira

Grupo Shekiná, após o serviço de garçons, um folga para o almoço!!
Srº Evoétimo Cangussú, leiloeiro oficial!
Pe.José Maria com Walmir e Silvander, do Rosário dos Homens!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMEÇA A COLETA DOS BEZERROS!!

Nesta quinta-feira (08/09) começou a coleta dos bezerros para o XVI LEILÃO DOS BEZERROS DA PADROEIRA. Mais um ano sendo coordenado pelo Srº Arnor Rodrigues que este ano contará com a presença dos Padres Gilsomar e José Maria que se revesarão para irem na missão da coleta e ao mesmo tempo ofereçerem uma benção no curral dos irmãos doadores. A estimativa da coleta para este ano será de 70 bezerros segundo contagem do senhor Arnor. O Leilão será no dia 18 de setembro no tarttesal do Parque de exposições de Rondon do Pará. Confira:



sábado, 3 de setembro de 2011

SETEMBRO: Mês da Bíblia, mês da PALAVRA DE DEUS!!!

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119, 105)
Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.