segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOVOS COROINHAS!!

Padre Gilsomar acolheu em nossa Paróquia seis novos coroinhas para o serviço do altar do Senhor. O momento solene aconteceu na celebração Eucarística na noite de domingo (11). Confira:

Coroinha (do latim pueri chori, "menino do coro") é uma criança ou adolescente, geralmente do sexo masculino, que auxilia os sacerdotes nas funções do altar.
 Em 1994, o papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem ao altar; a Encíclica Redemptionis sacramentum prevê essa circunstância. Atualmente, em algumas paróquias a função de coroinha é permitida também às meninas, mas sua autorização deve provir do Ordinário local.
 Os coroinhas tem Funções liturgicas nas Missas entre elas está a função de Turiferário. Turiferário é o nome atribuído ao coroinha que é incumbido para manusear o turíbulo durante missas festivas ou dominicais.
 Existe também as funções de librífero (missal),credência (cálice,galhetas,tochas,castiçais,sineta e âmbula).Existe para coroinhas mais desevolvidos a função de cruciferário que é o que "porta" a cruz celebrativa durante a entrada ao presbitério e durante a saida do qual.

FOTOS: By Wallyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário